terça-feira, 3 de maio de 2011

Transformando Tribulações em Triunfo


Texto: Tiago 1:1-12
O primeiro capítulo da epistola de Tiago nos garante um grande legado sobre a certeza de triunfo quando entendemos e usamos as tribulações a nosso favor, isto é, quando tomamos conta que podemos aprender com ela em vez de ser dominado por ela. O famoso ditado de Julius Rozenwald é bem conveniente para este texto: “Se a vida só lhe der limões faça limonada”.
 
Portanto, temos neste primeiro capítulo uma receita especial de “Limonada”, ou melhor, “Como Transformar Tribulações em Triunfo”.

Tiago, movido pelo Espírito Santo, nos apresenta ao longo do texto “4 Verbos” chaves para que nossa receita seja um sucesso:

A fim de transformar tribulações em triunfo devemos nos atentar a 4 verbos:
1.       Considerar – verso 2.
Tiago orienta-nos que o passar por tribulações deve ser considerado como motivo de Grande Alegria.
Este versículo nos deixa esclarecido que as provações fazem, e farão parte da vida do crente. A questão aqui não é se “iremos” passar por provações, e sim quando.
O crente que espera uma vida cristã fácil terá uma grande decepção. (Jo. 16:33; At. 14:22)
Que iríamos passar por provações é fato, e já foi inclusive alertado por Jesus no texto de João citado acima, mas porque o Motivo de Grande Alegria? A resposta está naturalmente proposta no versículo seguinte junto com próximo verbo.

2.       Saber – verso 3.
Tiago vai para o versículo seguinte com o objetivo de nos deixar com a mente esclarecia, ou melhor, como diz o texto: (“Pois vocês sabem... – NVI). Tudo indica que os destinatários originais (VS. 1) da carta já sabiam, ou pelo menos deveriam saber! Entendemos que a Palavra de Deus também é destinada a nós, e o que podemos saber aqui a respeito das provações é que Podemos tirar proveito dela.
A Bíblia é repleta de histórias que mostram a fé do homem sendo provada. (há diversos exemplos: Abraão; Noé; Daniel; Moisés; os discípulos; os crentes na igreja primitiva).
Mas o fato é que a Provação trabalha em nosso favor (I Pe. 1:7; Rm. 8:28)
Quando devidamente usada a tribulação ajuda-nos a amadurecer, Deus deseja produzir em nossas vidas Perseverança – vs. 3; Maturidade – vs. 4; Integridade – vs. 4; e Sabedoria – vs. 5 que nesta situação é a capacidade de tomar decisões corretas em meio a Dificuldade.

3.       Deixar – Versos 4, 9-11
No verso 4 há uma condição para que o crente possa atingir a maturidade e integridade do final do verso.
E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”.                NVI
A condição é que a perseverança tenha ação completa, isto é, Ser aprovado diante da provação. Podemos concluir então que este perseverar faz parte de um processo continuo na vida do crente. Mas então como obter o maior número de aprovação durante o processo(s) de amadurecimento na vida cristã?
A resposta é que Deus não edifica nosso caráter sem nossa cooperação (deixar). Se resistirmos, vai nos disciplinar até a nossa rendição. Mas se nos sujeitamos, Ele realiza a Obra. O exemplo de Jonas talvez seja o mais apropriado para meditarmos, pois ele é um excelente exemplo de resistência e disciplina da parte de Deus para então deixar-se usar na obra.
O objetivo de Deus em nossas vidas é a Maturidade para sua Glorificação. Por isso, quando nos sujeitamos e Deixamos Deus no controle, podemos experimentar com mais eficácia a vitória.

4.       Pedir – Versos 5-8
Em progressão ao verbo anterior além de deixar Deus nos ajudar e orientar durante este processo de amadurecimento temos a grande vantagem e liberdade de Pedir, Aliás, este “Pedir” é tema de tão grande controvérsia hoje, como o pedir é banalizado, e como muitos crentes se portam diante de Deus ao pedir; É um absurdo que algumas vezes tratam a Deus como um simples almoxarife que lhes confere tudo o que pedem (ordenam) ao seu bel prazer. Isto me deixa perplexo e me trás a lembrança o texto de Jeremias 18Que somos nós, diante do Oleiro!...Barro, somente barro.
Voltando para o texto, qual deveria ser o teor da oração ao passar por provações – Pedir Sabedoria! Devemos ter em mente que ao passar por provações não devemos pedir, para que Deus nos coloque sob uma bolha de proteção, ou crie uma ponte que nos faça imediatamente pular adiante dela (Não que O Oleiro não o possa fazer, Ele Pode!), e sim unicamente que nos dê Sabedoria conforme o verso cinco. Parece que sabedoria (advinda de Deus) é a chave para superar com maior eficiência as provações.
Sabedoria é algo extraordinário, alguém disse que:
“Conhecimento é a capacidade de desmontar coisas, enquanto sabedoria é a capacidade de Montá-las”.
A sabedoria é o uso correto do conhecimento!
Todos nos conhecemos pessoas que não passam de tolos bem informados... Pessoas de animo dobre (mente dividida), instável em tudo o que faz conforme o verso 8.

Tiago conclui (digo conclui, pois entendo que Tiago divide naturalmente o texto ao falar inicialmente sobre provações e logo depois de concluir o pensamento passa a falar no verso 13 em diante sobre tentações que podem ser diferenciados através da sua origem, as provações são realçadas por dificuldades que vem de forma externa – versos 2 e 3, enquanto que a tentação recai nas provas morais internas, isto é, do coração do homem e que gera ao final o pecado - versos 13-15) a explanação de vitória sobre as provações no verso 12 com uma grande bem aventurança:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”.   NVI

Como diz o texto, Feliz (Bem Aventurado) o indivíduo que obtém vitória sobre a provação, e, além disso, lhe é confirmado a promessa de Galardão, A Coroa da Vida!
Meu desafio é para que corramos, busquemos por sabedoria, busquem pela Aprovação diante dAquele que não Mente, e que nos prometeu a Coroa da Vida!
Considere Motivo de Grande Alegria o ser provado;
Saiba que você pode tirar proveito desta situação;
Deixe Deus lhe dar a ajuda necessária, Coopere, Ele tem as instruções necessárias;
Peça acima de qualquer coisa por Sabedoria e confiadamente poderá tomar decisões sábias em meio às provações.
E não se esqueça, no final faça uma doce limonada!

Exaltare Domine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis