quarta-feira, 1 de junho de 2011

Oração: Evidência de vida Cristã Consagrada


Texto: Mateus 26:36-45
 
Aqui na IBRI (Igreja Batista Regular em Indaiatuba) estamos estudando todas as quartas-feiras o Evangelho de Mateus e chegamos hoje ao texto que relata os últimos momentos de Cristo com seus discípulos. Momento este, de profunda agonia ante ao cumprimento de sua missão tomando nossos pecados na cruz do calvário. Diante deste fato Cristo se coloca mais uma vez a ensinar seus discípulos, e também a nós sobre a importância vital da oração.

Jesus Cristo nestes instantes de agonia e dor nos orienta que a oração é vital e que também serve para evidenciar aqueles que possuem uma vida consagrada.

Vamos analisar porque a prática da oração é vital e evidencia o crente consagrado.



Tema: Oração: evidência de uma vida consagrada.

Tese: Porque a prática da oração evidencia uma vida mais consagrada?

1)     Porque evidencia uma maior intimidade com Deus - “Meu pai vs. 39
a)      Não poucas vezes o crente esquece a sua posição diante de Deus, falamos muito que somos filhos, mas na prática isto não é evidenciado. Rm. 8:14, 17;

b)      Quando fazemos amizade com alguém, à medida que gastamos (ou ganhamos) tempo em conversação e atenção indica também um aprofundamento de Intimidade.

Então a pergunta: Quanto tempo você desfruta em seu dia para aprofundar sua intimidade com Deus? 

Pois, à medida que você aprofunda seu tempo com Deus, também será aprofundada a sua intimidade, conhecimento e obediência. Pense nisso!

Importante também é lembrar que na posição de “Filhos”, devemos obediência a nosso Pai, e somos levados a próxima evidencia daqueles que vivem a pratica da oração. 

2)     Porque Evidencia uma vida de sujeição a Deus, i.e, “Obediência” vs. 39b
a)      Neste trecho vemos nosso Senhor Jesus Cristo, em tremenda angustia (vs. 38), mas esta angustia não o controlou, porque acima de tudo, demonstrando também sua humanidade, Ele estava debaixo da sujeição do Pai – vs. 39b.

b)      Na angustia, na Agonia, Cristo recorreu à intimidade e obediência do Pai, não podemos nos esquecer da clara admoestação do Apostolo Paulo em I Tess. 5:17  “Orai sem cessar”.

Mais uma pergunta: porque será então que oramos tão pouco? Ou melhor, algumas vezes nem oramos?

Vida de Oração evidencia obediência clara e direta a Deus – Tg. 5:16.

3)    Porque Evidencia uma vida de vitória sobre a tentação vs. 41
a)      Cristo, aqui apresenta a seus discípulos o beneficio máximo da oração, i.e, não cair em tentação – vs. 41a. Em ultima instância não cair em tentação acaba nos legando as duas evidencias anteriores: quando não caímos em tentação, estamos em obediência a Deus e de quebra estamos desfrutando de maior intimidade com o Pai. Tudo isso é beneficio obtido através da prática da Oração que está intimamente ligado ao vigiar. I Pe. 4:7.

b)      Cristo é nosso maior referencial a respeito da importância vital da oração, ante a sua tentação Jesus estava no Deserto jejuando e orando. Não é preciso um “Ph.D” diante do nome para entender que o jejum sempre está ligado a oração, e portanto, Cristo esteve em oração por quarenta dias no deserto. Mt. 4:1, 2.
Nas mais diversas situações, encontramos o Senhor Jesus a orar, que exemplo a seguir! Lc. 6:12; 9:18a; 11:1.

Pare e pense:
O quanto estamos perdendo, por falta de intimidade com Deus? Estamos abrindo mão de conhecer a sua real vontade em nossas vidas, pois estamos gastando nosso tempo com coisas triviais! Entenda bem, o problema não é fazer outras coisas, o problema é deixar de ter tempo de qualidade na presença do Criador.

O quanto somos desobedientes, pois, quando ao passar por problemas, ao invés de correr logo em oração para o Pai, tentamos resolver por nossos próprios meios (e na maioria das vezes quebramos literalmente a cara!) sendo que podemos ir diretamente a Deus através da oração solicitar sua boa direção.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.             Filipenses 4: 6, 7  NVI

Ao longo da história não conseguimos enxergar gigantes da fé que também não foram homens e mulheres de constante oração seguindo o exemplo de nosso Salvador Jesus.

Amado, quer obter Vitória sobre a Tentação?
Então, Vamos Orar!


Exaltare Domine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis