sexta-feira, 15 de julho de 2011

A procura de Algo Mais

É alarmante o número de cristãos que hoje estão a procura de recursos espirituais que já possuem. É uma busca fútil por algo mais. E uma noção falsa de que a salvação é insuficiente para transformar os crentes e equipá-los para a vida cristã. Acreditam eles que precisam de algo mais – mais de Cristo, mais do Espirito Santo, um tipo de experiência de êxtase, visões místicas, sinais, maravilhas, milagres, uma Segunda benção, línguas, níveis espirituais mais elevados. 
Mas, como temos visto, Ter Jesus é Ter todo recurso Espiritual. Tudo que necessitamos se acha n’Ele. Por isso devemos simplesmente aprender a usar os recursos que já possuímos n’Ele.

O texto a seguir faz parte de uma resenha que fiz ainda em tempos de seminário do capítulo oito do Livro: 
"Nossa Suficiência Em Cristo" de John F. MacArthur, Jr. - Ed. Fiel. pag. 157 - 178.

Cristo + Filosofia
A palavra “Filosofia” literalmente falando significa “o amor à sabedoria humana”. Em seu sentido mais amplo, é a tentativa da parte do homem para explicar a natureza do universo, incluindo os fenômenos de existência, pensamento, ética, comportamento, estética e assim por diante.
Paulo condenou com veemência qualquer teoria filosófica, a respeito de Deus, que professasse mostrar a causa da existência do mundo e oferecer orientação moral à parte da revelação divina como pode-se ver em Col. 2:8-10.
A frase “venha a enredar” transmite a idéia de um rapto e retrata o modo com como a heresia “Cristo + Filosofia” estava seqüestrando os colossenses para longe da verdade.
Por meio de “vãs sutilezas”. Fala assim de algo vazio, destituído da verdade, fútil, infrutífero e sem efeito.
A filosofia é inútil porque se fundamenta na “tradição dos homens” e nos “rudimentos do mundo”, e não em Cristo. A sabedoria humana não pode enriquecer a revelação dada por Deus. Mesmo o melhor da sabedoria humana é mera tolice em comparação com a infinita sabedoria de Deus.
Os cristãos, não precisam dirigir-se à sabedoria humana. Eles possuem a mente de Cristo, e a perfeita e incompreensível sabedoria de Cristo se revela a nós na palavra de Deus. Col. 2:9,10.

Cristo + Legalismo
Paulo se dirigia em Col. 2:16,17. A pessoas legalistas que estavam na igreja e acreditavam, que somente um relacionamento pessoal, vital e profundo com Cristo não é suficiente para satisfazer a Deus. Eles haviam acrescentados regras e requisitos que governavam o exercício de certos deveres que eles achavam essenciais a espiritualidade – regras sobre o comer, o beber, o vestir e a aparência, rituais religiosos e assim por diante.
Um evangelho de obras efetuado pelo homem não é nenhum evangelho. Se batismo, orações, jejuns, uso de vestes especiais, presença na igreja, vários tipos de abstinência ou outros deveres religiosos são necessário para ganhar a salvação, então a obra de Cristo não é verdadeiramente suficiente. Isso é zombar do evangelho.
O Legalismo é uma ameaça às igrejas tanto hoje como foi em colossos. Hoje em dias há muitas pessoas que baseiam sua salvação em suas obras, ao invés de confiar sua salvação unicamente em Cristo; negando desta forma a suficiência total no Senhor Jesus Cristo.

Cristo + Misticismo
Os Cristãos em Colossos estavam sendo intimidados por pessoas que alegavam Ter uma experiência mais elevada, profunda e ampla com Deus do que aquela que só Cristo pode conceder. Eles eram os místicos. Alegavam eles haver tido comunhão com anjos através de visões ou experiências místicas.
O misticismo ainda está bem vivo hoje; as pessoas que hoje dizem Ter visões celestiais ou experiências fascinantes estão simplesmente inchadas de com vãs noções, usando suas alegações para angariar gloria para si. E como escreveu Paulo aos crentes de Colossos, esse tipo de misticismo é produto de uma mente orgulhosa e não Espiritual.
O misticismo moderno abraça um conceito de fé que de fato rejeita completamente a realidade e a racionalidade entrando assim em conflito direto com Cristo e a Escritura. Ele cresceu rapidamente porque promete o que tantas pessoas estão buscando: algo mais, algo melhor, algo mais rico, algo mais fácil. Algo que possa substituir uma vida de submissão a Palavra de Cristo.

Cristo + Ascetismo
Um asceta é alguém que vive uma vida de rigorosa auto-abnegação como meio de obter perdão de Deus. Assim para eles a verdadeira espiritualidade exigia pobreza extrema ou renúncia de tudo.
A auto-renúncia Bíblica não é uma tentativa de obter perdão ou espiritualidade através da auto-humilhação. Ao contrário, é uma resposta voluntária de um coração disposto a servir a Cristo a qualquer custo. O ascetismo é diferente. Ele é motivado por orgulho, e não pela humildade; é uma tentativa de realizar na força da carne, um relacionamento junto com Deus, o que só pode acontecer através de uma transformação divina por meio da fé em Cristo.

Cristo + Nada!
Devemos nos agarrar à suficiência em Cristo – nunca acrescentar a ela, nem retirando dela. Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos nEle (Col. 2:3).Toda a plenitude da divindade habita corporalmente nEle (2:9). Temos sido aperfeiçoado nEle (2;10). E nada Jamais pode nos separar dEle (Rm. 8:35-39). Do que mais necessitamos?


Exaltare Domine  | Sê Exaltado, SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis