quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Raio X do Pecado | Estudo Expositivo de Romanos - Parte VII


Romanos 3:1-20
Nesta altura do texto o homem é desmascarado por completo e todos os seus argumentos, tanto Judeu como Gentio devem calar-se diante de tamanha acusação!
Neste capítulo Paulo afirma todos somos culpados ante Deus. Paulo desmantela a desculpa comum da gente que não quer reconhecer-se pecadora: (1) "Deus não existe" ou "Sigo minha consciência"; 1.18-32; (2) "Não faço mal a ninguém"; 2.1-16; (3) "Sou membro de uma igreja" ou "Sou uma pessoa religiosa"; 2.17-29. Ninguém está isento do julgamento de Deus pelo pecado. Cada pessoa deve aceitar que é pecadora e, portanto culpado diante Deus. Só assim pode compreender  e aceitar esse presente maravilhoso de Deus que é a salvação.


Que descrição mais deprimente faz Paulo! Todos, não judeus “pagãos”, gente humanitária ou religiosa, estão condenadas por suas ações. A Lei, que o Senhor deu para mostrar o caminho à vida, desvenda (evidencia) nossas obras malignas. Há alguma esperança? Sim, diz Paulo. A Lei nos condena, isto é certo, mas a Lei não é a base de nossa esperança. Deus mesmo o é. E em sua justiça e amor maravilhoso nos brinda vida eterna. Recebemos salvação não através da Lei, a não ser mediante a fé em Jesus Cristo. Não podemos compra-la, mas devemos aceitá-la como um presente de nosso amoroso Pai celestial.

3.2 A nação judia recebeu muitos benefícios. (1) Foi a ela confiada a lei de Deus ("a palavra de Deus", Ex 19-20; Deu 4:8). (2) Foi a nação através da qual o Messias veio a terra (Isa 11:1-10; Mat 1:1-17). (3) Foi beneficiária dos pactos com Deus mesmo (Gen 17:1-16; Ex 19:3-6). Estes privilégios não a fizeram melhor que as demais (veja-se 3.9). Mas devido a estes, os judeus tiveram sempre uma maior responsabilidade quanto ao cumprimento dos requisitos de Deus.

Antes, porém de apresentar todo o aspecto da condenação humana o apóstolo ainda apresentar mais uma dos Princípios Elementares de juízo de Deus – Sua Fidelidade.

Definindo os Termos

Fidelidade de Deus
˃     Erroneamente as pessoas associam a fidelidade de Deus a um grupo de pessoas, povo, entidade, ou elas próprias.
˃     Mas à luz das escrituras entendemos que quando a Palavra de Deus fala de sua Fidelidade sempre está associando a FIDELIDADE DE DEUS A ELE MESMOS (Salmo 96:13; 115:1; 119:75; Hebreus 6:13)

Rm.3:5-8 Alguns possivelmente pensem que o pecado não é para preocupe-se por que:
(1) Deus está para perdoar;
(2) Deus é amor e não castiga;
(3) o pecado não é tão mau, ensina-nos lições valiosas;
(4) devemos nos manter dentro da cultura que nos rodeia.

É certo que a graça de Deus é imensa, mas Deus não pode passar por cima do pecado. Os pecadores, sem importar as desculpas que exponham, terão que responder ante Deus por seus pecados.
Agora o Apóstolo Paulo conclui sua argumentação sobre a condenação geral de toda a raça humana apresentando a tamanha impossibilidade do homem se apresentar justo diante de Deus por seus próprios méritos devido as:

Características do Homem caído (escravo do Pecado) – Rm. 3: 10-18
O pecado afetou:



Conclusão:
Não há dúvidas que:  “...Tanto Judeus, como Gentios estão debaixo do pecado.” v. 9
Portanto:
Ø  Todo o Mundo está sob o Juízo de Deus! (vs. 19)
Ø  Ninguém será declarado justo baseando-se nos próprios méritos - boas obras! (vs. 20)

à partir desta conclusão lógica o apóstolo irá apresentar nos versículos seguintes o único caminho para a justificação! (que será também abordada na próxima postagem)

Aplicando esta verdade:
O que “Eu” que já sou crente tenho a ver com isso?

Devemos avaliar esta triste radiografia do homem com extremo temor:
  1. Já estivemos naquela mesma situação;
  2. Temos amigos e familiares ainda nesta situação;
  3. Não podemos cair no mesmo erro dos Judeus (Orgulho e desprezo para com os demais).
Pergunte a você mesmo:

O que eu tenho feito pelos perdidos?
Falta algo importante para a igreja: AUTENTICIDADE.

O vídeo abaixo é de um pastor e grande amigo (Paulo Santos) tem acertadamente propõe um desafio para buscarmos esta Autenticidade outrora perdida:






Exaltare Domine  | Sê Exaltado, SENHOR!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis