quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Você está vivo?


Texto: Efésios 5:14-17

Estive pregando recentemente na Igreja Batista Boas Novas (Campinas) e Gostei muito da criatividade empregada pela mocidade ao preparar um vídeo convite para o evento usando cenas do Filme Rango. Eu inclusive usei também o ambiente de uma das cenas no preparo desta mensagem.

Para quem não conhece a história do desenho, Rango é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira no deserto do Mojave, na Califórnia. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real;

Descobrimos logo que ele vive uma crise de identidade, e este fato é de grande valor para nós hoje, pois quase todas as pessoas (senão todas) já viveram, estão vivendo ou irão passar por essas tais “Crises”. É fato que a fase de maior incidência dessas tais crises é na “Juventude”.

Podemos enfrentar estas crises no âmbito familiar, afetivo, social e também Espiritual e desse aspecto que vamos conversar hoje.

A Crise faz parte de um processo de construção de identidade, mas para construir nossa identidade precisamos descontruir algumas paredes e barreiras entre o que é de fato real e o que criamos como “Real”, porém, não é.

Em um dos trechos do vídeo “Made in - Boas Novas” o Sapo faz uma pergunta de grande importância para nosso personagem: – “Você está Vivo?”.

Falando de vida, vou definir abaixo de forma bem simplória o conceito básico de vida biológica e seguindo o mesmo padrão para o conceito Espiritual de vida.

Definição simples de Vida Biológica: Conjunto de atividades e funções orgânicas que constituem a qualidade que distingue o ser “vivo” após sua concepção.

Definição simples de Vida Espiritual: Conjunto de atividades e Funções Espirituais que constituem a qualidade que distingue o ser “Espiritualmente Vivo” após o Novo Nascimento.

Nota-se que os dois conceitos possuem alguns itens idênticos: “Atividades”; “Funções”; “Qualidades”, em outras palavras Características.

Agora munido deste conceito vamos avaliar pelas Escrituras quais são as "Características" de alguém que de fato é um Vivo Espiritual

1. Evidencia do Esplendor de Cristo
O ser espiritualmente vivo tem com principal característica a qualidade de evidenciar a pessoa de Cristo em sua vida, as pessoas ao redor percebem que há algo diferente logo de cara, independente do que se faz.
Já chegaram para você e do nada perguntaram: você é crente???
Não estou falando sobre, roupas diferentes, andar com uma bíblia embaixo do lado... Estou falando de Vida que Evidencia Cristo, isto é, uma vida evidenciada pela:
  • Dependência e direção de Cristo, vs. 14;
Outro fato é que alguém que vive na dependência de Cristo, assim o vive por que:
  • Considera a Soberania do Criador, Ecl. 12:1



2. Transmissão de Vida em Plenitude
Seguindo a linha de pensamento anterior, uma vida que evidencia Cristo também contagia (transmite) aos que estão ao redor com uma vida Plena.
Estou dizendo que o indivíduo que tem uma nova vida em Cristo deve ter uma vida contagiante, alegre. Temos que quebrar aquele paradigma que vida cristã é uma vida triste e vazia, pois isso não é verdade. Somente o Cristão tem Vida Plena.
Vida marcada por:
a)      Decisões Sábias, vs. 15
b)      Aproveitamento pleno das oportunidades, vs. 16
Alegre-se Jovem; Viva a sua juventude... Mas Lembre-se, você dará contas à Deus de Tudo, Ecl. 11:9


3. Busca Sincera da “Vontade de Deus”
Às vezes achamos que a “Vontade de Deus” é algo exclusivo daqueles que são pastores, missionários, evangelistas... Isso também não é verdade, a vontade de Deus é para todos!
A vontade de Deus também não é para o amanhã, é para o hoje e agora!
Mas, qual é a Vontade de Deus???
Quantas vezes ficamos erroneamente “esperando” por um sinal miraculoso vindo dos céus para então tomarmos uma iniciativa ante a vontade de Deus. O verso 17 de Efésios 5 orienta-nos a procurar a Vontade de Deus, ou seja, sentado você não vai encontrar nada!!!
Lembro que meu pai na fé usava uma excelente ilustração sobre a busca da vontade de Deus, ele dizia:
Não espere que em uma noite estrelada o SENHOR abra o céu feito um Outdoor e escreva para você em letras garrafais “BEBA COCA COLA”.
O capitulo de Efésios nos dá uma excelente orientação a respeito da vontade de Deus:

“Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado”,
(Efésios 1:4-6)

“A fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo,
sejamos para o louvor da sua glória”.
(Efésios 1:12)

Conclusão:

Quer Viver? E vivenciar as características dos Vivos Espiritualmente? Aceite a Cristo hoje como seu salvador, entenda que somente com vida Nele você pode ter as características acima citadas.

Aos que já tomaram uma decisão ao lado de Cristo, porém estão com dificuldades na jornada, estão cambaleando por causa do pecado, existe uma saída... Coloque o curso da sua vida nas mãos de Cristo, ele sabe o melhor caminho, ele tem o plano correto, abandone as velhas práticas confesse seus pecados e siga em frente.

Viva para Louvor da Glória de Deus!!!


Exaltare Domine  | Sê Exaltado, SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis