quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"Tudo" se fez Novo - 2 Coríntios 5:17

Um novo ano se inicia, outro já se foi. E neste período é comum que comecemos a avaliar o que fizemos no ano recém acabado. Começamos a contabilizar nossos alvos alcançados; aqueles que quase alcançamos e aqueles que definitivamente, falhamos no decorrer do ano.
Para muitos o ano que se passou ficará, na boa lembrança de um ano fantástico. Para outros é um ano a ser completamente esquecido.
E assim começamos a planejar mais um ano, um novo ano vem pela frente, e começamos a traçar planos, metas e alvos.
Ficamos na expectativa de que este novo ano seja repleto de coisas boas, muito melhor que o anterior, mais tranquilo, e encorajador.
Esperamos aquela promoção; aos estudantes (Passar de Ano); Esperamos que os políticos mudem; que nosso time ganhe o campeonato, etc...
Esperamos Novidades!
Ao cristão cabe lembrar que existem algumas novidades que possuímos, e que nunca precisa ser renovada com o passar de um novo ano. No texto de 2 Coríntios 5 notamos que Deus nos deu algumas coisas Novas que permanecem novas e renovadas em nossas vidas independente do tempo. Abaixo, vamos observar 6 Novidades que Deus apresenta a vida do Crente.
O crente experimenta o “Novo de Deus” na sua vida.

Por meio de Deus, o crente passa a ser e ter as seguintes características:

1. Uma Nova Criatura – 2 Coríntios 5:17
Pela Conversão, nos tornamos uma “Nova Criatura”.
Nunca podemos entender com uma reforma do que estava corrompido, mas sim uma nova vida formada e estabelecida.
καινος kainos = Novo, com respeito à substância: de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido.
κτισις ktisis = Criatura, Ato de fundar, estabelecer, construir, etc; ato de criar, criação, algo criado.
Os cristãos são novas criaturas desde seu interior. O Espírito Santo lhes dá vida nova e já não serão os mesmos jamais. Não fomos reformados, reabilitados ou reeducados; somos uma nova criação, vivendo em união vital com Cristo (Col_2:6-7). A Conversão não é meramente dar a volta a uma folha nova, a não ser começar uma vida nova sob um novo Salvador e Senhor.

2. Um Novo Amor – 2 Coríntios 5:14
O de Cristo, por meio do Espírito Santo (Rm. 5.5)
“... Porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu”.
Esta nova criação de Deus também dispõem de um Novo amor, um amor imensamente diferente daquele conhecido no mundo, um amor que para o mundo é completamente louco!
Este é o amor de Cristo, um amor sem precedentes, sem interesses mesquinhos, que não muda conforme a situação.
O amor de Cristo deve controlar a vida desta nova criatura, agora conhecida como cristão. E como Cristo morreu por nós, nós também devemos morrer a nossa velha vida. Como Paulo, não devemos viver mais para nos agradar a nós mesmos, devemos usar nossa vida agradando a Cristo, que morreu por nós.

3. Um Novo Alvo – 2 Coríntios 5:15
Viver para o Senhor, a partir de agora esta nova criatura tem um novo alvo de vida. Este alvo é fazer “tudo” a semelhança de Cristo! É viver literalmente da maneira que as pessoas ao redor possam ver Cristo e não mais a nós mesmos.
Colossenses 3:3 diz: “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus”.
Já que morremos para o mundo, agora temos uma nova vida, Um novo amor, e também nossas vidas estão escondidas com Cristo. Ou seja, nosso viver está n’Ele e por meio dele.
Paulo, fala deste alvo com os olhos de um corredor a busca do premio tão almejado, parafraseando o que ele diz em Filipenses 3:13, 14: Esquecendo das coisas do passado, que ficaram para trás, da minha antiga e falsa maneira de viver, agora eu tenho um alvo e prossigo para alcança-lo!

4. Um Novo Andar – 2 Coríntios 5:7
Pela Fé, e somente pela fé conseguimos prosseguir neste novo caminho, pois ele é espiritual. E o que Paulo diz a respeito deste viver em Gálatas 2:20
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.
O Cristão jamais conseguirá alcançar o alvo de viver para o Senhor sem vestir os calçados da fé! Sem Fé é impossível agradar à Deus. Sem Fé é impossível,  experimentar de Deus e sem fé é absolutamente impossível sequer conhecê-lo.

Olhe que interessante, nestes três tópicos nós encontramos, aquele modelo tão usual em inúmeros grupos corporativos. A tal: Visão; Missão e Valores.

  • A visão do crente (Alvo) – chegar é a semelhança de Cristo;
  • Os Valores (A Base que Norteia meus passos) – Fé;
  • A Missão (Pra que Existimos) – porque você que foi feito nova criatura está aqui é a próxima novidade de Deus.

5. Uma Nova Missão – 2 Coríntios 5:20
Ser Embaixador de Cristo, Nossa missão aqui, é uma missão suprema. Somos embaixadores do Reino de Deus. Note a responsabilidade que temos:
Um embaixador é um representante oficial de um país em outro. Ele representa seu Reino, Governo e o seu próprio Rei. Como Representante legal ele zela pela honra e moral de seu reino.
Como crentes, somos embaixadores de Cristo, enviados com sua mensagem de reconciliação ao mundo. O embaixador de reconciliação tem uma responsabilidade muito importante. Não devemos cumprir esta responsabilidade em forma leviana. Quão bem está cumprindo sua responsabilidade como embaixador de Cristo?

6. Uma Nova certeza – 2 Coríntios 5:1
Possuir um lar eterno, Um novo corpo que será revestido da imortalidade, incorruptível. Sem as fraquezas e limitações deste corpo corrompido que a cada dia que passa envelhece mais.
Que certeza gloriosa, Paulo, no Cap. 15 de sua primeira carta aos Coríntios fala a respeito da ressurreição afirmando que esta é a esperança do crente e ainda mais, a Morte foi Destruída pela vitória! (v.54).
E por meio desta certeza é que ele desafia a cada cristão a viver uma vida de plena confiança em Cristo:
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.  (1Co 15:58)

Conclusão:
Quantas coisas novas de Deus recebemos por meio do ministério da reconciliação. Reconciliados com Deus por meio de Cristo. Somos Feito:
ü  Nova Criatura;
ü  Recebemos um novo Amor;
ü  Um Novo Alvo;
ü  Novo Andar;
ü  Nova Missão;
ü  Uma Nova Certeza.
Agora, pergunto. O que você tem feito com tantas dádivas que recebeu de Deus? Infelizmente alguns cristãos insistem em viver indiferente de todas estas dádivas de Deus. Vivem obscurecidos do entendimento verdadeiro de Deus. Efésios 4: 17-20 reprova isso:
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo”.
Crente, você tem uma nova vida em Cristo. Portanto, Não ande como incrédulo.
Talvez você esteja lendo este post e nunca experimentou desta nova vida que Cristo oferece por meio da Fé. Cristo convida você á viver uma nova vida Nele. Diferente de tudo que você já tenha visto ou ouvido. Ele quer ter dar esperança e vida. Vida em Abundancia, Vida Eterna. Receba de Deus este presente glorioso!

* Caso você queira saber mais a respeito da Vida Eterna, entre em contato pelo seguinte e-mail: pr.eduoliveira@gmail.com

Um comentário:

  1. I'm glad to be reading this article, I simply want to offer you a huge thumbs up for your great information.
    Tableau Guru
    www.sqiar.com

    ResponderExcluir

ShareThis