sábado, 7 de novembro de 2015

Vencendo a Ansiedade - Filipenses 4.4-9

Um dos maiores inimigos do ser humano é a ansiedade. A Ansiedade não só afeta as emoções, mas também a mente e o corpo. Quer experimentar noites mal dormidas e uma bela dose de torcicolo e enxaqueca? É só ficar ansioso!
A ansiedade é a porta de entrada para a depressão e outros males físicos e psicológicos.
O que é a Ansiedade? A Palavra grega traduzida por “Ansiosos”, em Fil. 4:6, significa atraído para direções diferentes. Nossas esperanças nos puxam para um lado, nossos medos para outro e a tensão torna-se insuportável. O sentido da palavra Ansiedade é associado a angustia, que pode significar estreiteza, aperto. Quando ficamos ansiosos sentimo-nos apertados e estrangulados. A preocupação afeta o raciocínio, a digestão e até mesmo a coordenação motora.
Do ponto de vista espiritual, a ansiedade é constituída de pensamentos e de sentimentos incorretos acerca de circunstancias, pessoas e coisas.
A ansiedade é uma grande usurpadora da alegria. E não adianta ficar dizendo: “Pare de se preocupar”. A força de vontade não é capaz de pegar este ladrão, pois ele tem a colaboração de elementos internos. Para vencer a ansiedade é preciso ter mais que boas intenções. O melhor remédio é a segurança: E é disso que o apostolo Paulo fala neste trecho.  Como posso ter segurança e vencer a ansiedade?

Quatro (4) Condições Espirituais Para Vencer A Ansiedade:


1. Alegrando-se no Senhor (vs. 4 e 5)

Fato é que a ansiedade tira nossa alegria, nos deixa frustrado e muitas vezes irritado.
Aí está um grande segredo para vencer a ansiedade, avaliar a nossa fonte de alegria. Quando nossa fonte de alegria está em fora de Cristo, corremos um grande perigo. Por isso o apostolo Paulo categoricamente nos desafia a alegrar-se no Senhor!
Quando penso nesta realidade, imagino a cena, Paulo enquanto escrevia esta porção da carta se recordando que anos antes ele e de Silas estavam presos em Filipos (At. 16:25). Imagine você, preso injustamente, açoitado, com pés travados ao tronco da masmorra gelada e suja. Em plena madrugada, Cantando e Orando!
Se a alegria deles estivesse condicionada a circunstancias e não na pessoa de Cristo, provavelmente a cena seria outra. Seria reclamação e choro, talvez até questionando a ação de Deus.
Porque Senhor? Tenho sido tão fiel! 
Algumas páginas atrás nesta mesma carta Paulo relembra os irmãos a respeito da humildade de Cristo (Cap. 2). Quando lembramos que o criador dos Céus e da Terra se esvaziou, se humilhou, assumindo forma de servo e caminhando até a morte por mim e por você. Acaba por não existir motivos que não nos faça alegrar Nele!

2. Levando diante Deus todas as frustrações cotidianas (Vs. 6 e 7)

Paulo aqui segue para outra ferramenta de tamanha importância contra a ansiedade: a oração. 
Mas Paulo não diz, - Irmãos, estão com dificuldades? Então vão orar! Ele sabiamente nos mostra que oração não deve ser exercida somente quando estamos em dificuldade, ou para pedirmos e pedirmos, muitas vezes de forma egoísta. Ele apresenta três aspectos de uma oração correta:
“Em Tudo, pela:

Oração; 
Suplicas e 
Ação de graças, 
Apresentem seus pedidos a Deus”.
A vezes ficamos ansiosos e começamos a falar,  contamos pra todo mundo nossas frustrações e anseios, mas esquecemos de leva-las à Deus.
A história do profeta Habacuque é um grande modelo para nós. Habacuque era um profeta em Judá, contemporâneo de Jeremias. Seu Livro descreve um diálogo (Oração) com Deus onde o profeta se queixa a respeito da Aparente demora no julgamento de Deus ante a perversão a qual a nação estava vivendo. Deus responde que iria levantar uma nação (Babilônia) que iria executar o seu Juízo.
Então o profeta fica mais perplexo ainda, pois não conseguia entender o plano de Deus em usar uma nação ainda mais impiedosa que a sua como agente de juízo. Depois da Resposta de Deus Habacuque se rende a uma confissão, alias a confissão de fé mais profunda de todo Antigo Testamento a respeito da providencia soberana de Deus.

3. Ocupando a mente com coisas edificantes (v. 8)

Uma maneira prática de evitar a ansiedade é ocupar a mente.
Diz o ditado popular: “Mente Vazia, oficina do Diabo”. É uma grande realidade, e por isso devemos ocupar nossa mente com coisas edificantes, no contexto de nossos dias onde a mídia tem grande força, há um grande apelo para tirar nosso foco daquilo que realmente tem valor. Grande parte do apelo da mídia, senão quase toda ela. Tem o objetivo de condicionar sua mente a aceitar uma ideologia ou criar uma necessidade por meio de um apelo emocional ou de impacto. Mas enganam-se aqueles que acham que este bombardeio de informação ocupa nossa mente produtivamente. 
Quando falo de ocupar a mente com coisas edificantes estou falando de potencializar nossa mente para questionar, avaliar, aprender e nutrir-nos com aquilo que Edifica de verdade. Col. 3:2 diz exatamente isso.
“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”
Muitas vezes nos vemos em conflitos internos por permitir que nossa mente seja dominada pela Ansiedade. Contra isso Paulo descreve uma poderosa receita Espiritual:
“Tudo que for:

Verdadeiro;
Nobre;
Correto;
Puro;
Amável;
De boa fama;
Nisso pensai”. (v. 8).
Porque não usar o modelo das três peneiras para avaliar as coisas que pensamos. O que passa por nossa mente é:
Verdadeiro;

Bom;
Útil;
O que você tem jogado para dentro da sua mente? A Bíblia diz que assim como o homem pensa no seu coração, assim ele é.

4. Praticando o que aprendemos de Cristo (v.9)

Não é possível separar atos exteriores de atitudes interiores, por este motivo em progressão a atitude anterior devemos também prover nosso tempo com ações praticas para assim vencer a inquietação da ansiedade.
A Vida correta é uma condição para se experimentar a paz de Deus.
Paulo considera 4 atividades externas que são poderosas contra a ansiedade:
Aprender;

Receber;
Ouvir;
E Ver;
Olhe que interessante, uma coisa é ouvir a verdade, outra completamente diferente é recebê-la e assimilar em nosso interior (principalmente quando a verdade nos confronta em algum pecado). Não basta ter fatos na cabeça, é preciso ter verdades no coração.
Durante o seu ministério Paulo não somente ensinou, mas também viveu na prática para que seus ouvintes pudessem vê-las em sua vida.  Assim podemos ver Paulo falando aos crentes de Corinto “Sede meus imitadores como também sou de Cristo” (I Cor. 11:1);
Nossa experiência deve ser semelhante a ensinada aqui. Devemos aprender a Palavra, Recebê-la, ouvi-la e coloca-la em prática. 
“Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes Enganando-vos as vós mesmos”. (Tiago 1:22).

Conclusão:

Tiago diz que quando não praticamos a Palavra nós estamos enganando as nós mesmos. Esta é uma grande verdade. Muitas vezes caímos no laço da ansiedade porque nos esquecemos dos ricos conselhos que a Palavra de Deus nos apresenta.
Este trecho é um destes. Provavelmente você esteja passando pro provações e esta situação está te deixando ansioso. Lembre-se, Lance sobre ele a sua Ansiedade, Ele tem cuidado de você (I Pe. 5:7).
Avalie suas motivações? Porque a falta de alegria pode ser gerada por colocar sua alegria no lugar errado. Cristo é a nossa fonte de Alegria!
Sejamos como Habacuque, não podemos ter medo de chegar perante Deus para conversar a respeito de nossas preocupações, por mais simplória que possa parecer.
O Verso 7 do texto desta noite deve ser decorado e vivido:
“E a paz de Deus que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Fil. 4:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis