domingo, 14 de agosto de 2011

Diretrizes bíblicas da Paternidade

Vivemos em uma sociedade que a cada dia tem deturpado a referencia de família e paternidade; uma sociedade que não mostra mais respeito por aquele que lhe deu todo o preparo para vida, que lhe ensinou a andar, que não mediu esforços para dar a ela o caráter necessário para enfrentar as dificuldades da vida.
            Mas porque a sociedade perdeu esta referencia?
            Creio que o pecado é o primeiro aspecto que nos vem à mente, mas também, porque os pais desta sociedade na grande maioria das vezes não souberam conduzir de forma correta a criação e cuidado de seus filhos. Isto precisamente, por falta de Diretrizes Bíblicas.
            E por falar em diretrizes bíblicas, quero iniciar trazendo a memória o relato bíblico de dois pais que erraram o alvo na educação de seus filhos.
Não estou falando de homens maus, porque ambos os pais temiam a Deus e eram servos D’Ele.

A Bíblia relata a história de 2 pais que falharam no seu papel Paterno:

O primeiro Pai era Ló (Gênesis 13: 10-13)
“Ló amou e supriu suas filhas mais com coisas do mundo do que de Deus”
            Vamos imaginar Ló em nossos dias. Imagine ele e tendo que escolher a parte da terra que lhe cabia, pois não era mais possível viver com seu tio Abraão.
            Ló olha para o lado mais bonito do campo e vê a cidade grande, a grande Sodoma... Com toda sua beleza, modernidade e tudo mais.
            Imagine-se você no lugar dele, a facilidade de dar uma boa educação para seus filhos, um lugar de honra na Sociedade local. (Gn 19:1).
Ló é o exemplo do Cristão carnal, que está compromissado mais com as coisas do mundo do que com Deus. Vemos que ele temia a Deus, mas estava tão fascinado com as coisas e ofertas que o mundo lhe proporcionava que abriu mão de seus padrões.
Veremos os Resultados:
a)      Ló perdeu o seu caráter Cristão – (Gn. 19:5-9).
b)      Ló perdeu a confiança das filhas (Genros) – (vs. 14).
c)      Ló perdeu seu gado, vacas e casa – (vs. 16, 24, 25).
d)     Ló perdeu sua esposa – (vs. 26).
e)      Ló perdeu suas filhas e genros:
I.                   Uns em Sodoma (genros) – (vs. 14)
II.                As filhas pelo pecado – (vs. 33-38).

Mas meu Irmão, quero lhe afirmar que seu filho, precisa mais de Deus do que qualquer coisa nesta vida. A maior coisa que você pode ensinar a seu(s) filho(s) é a temor e amor para com Deus.
            A melhor escola ou faculdade pode fazer de seu filho um grande profissional, um cidadão reconhecido, mas isso não dará a ele um lugar no céu. As riquezas não vão garantir a ele um lugar na glória eterna.
            Somente o temor divino que deve ser ensinado por você pai e que vai guiar seu filho ao conhecimento do Senhor Jesus Cristo.
            Guiar seu filho no caminho do Senhor é sua responsabilidade, e como líder do lar, esta responsabilidade repousa mais sobre você pai. Você que será mais cobrado, pois você é o líder no lar.
Vamos ver o que a Bíblia diz em (Deuteronômio 6:4-9) – É sua responsabilidade ensinar, inculcar na mente de seus filhos a Palavra de Deus.
            Pai faça seu filho conhecer a Deus antes de qualquer outra coisa.

O segundo Pai foi Eli (I Samuel 2: 22-25)
Eli deixou de repreender seus filhos (demorou). (I Sm 2:12-17)
            Eli era o Sacerdote de Israel, ele era o representante de Deus a Israel. Com toda certeza havia em seu coração amor e temor pelo Eterno.
            Mas Eli também falhou na sua responsabilidade de pai.
            Lembre-se que sendo Eli sacerdote, seu oficio passaria a seus filhos com a sua morte.
            Então era papel mais que essencial de Eli, ensinar e preparar seus filhos para esta grande responsabilidade que era ser sacerdote do Altíssimo.
            Eli não repreendeu seus filhos enquanto era tempo, ele deixou que eles andassem segundo os seus caminhos e depois colheu o amargor da sua falta de pulso e controle sobre seus filhos. Eles profanavam o sacrifício ao Senhor.
            Eles não tinham nenhum temor pelo Senhor, por quê? Será que porque Eli não os repreendeu no tempo certo, enquanto ainda era cedo?! (Prov. 22:6; 23:13, 14).
            Os filhos de Eli não eram sequer salvos, o texto afirma que eram filhos de belial. Não tem como ser filho de Deus e de belial ao mesmo tempo. Ou é de um ou de outro.
            Eli será cobrado um dia por isso, pois era responsabilidade dele ensinar e repreender seus filhos no temor do Senhor.
            Pais, se vocês não repreenderem seus filhos, as conseqüências da desobediência deles será de sua culpa também e talvez como Eli, você também receberá as conseqüências diretamente na sua vida.
Note bem, Eli, era um homem de Deus, era o sacerdote, estava dia após dia na presença de Deus em adoração e intercedendo pelo povo ao Senhor. Era um homem fiel a Deus, temente. Mas este também negligenciou a repreensão de seus filhos e teve conseqüências desastrosas por isso.
Vejam os Resultados:
a)      Eli perdeu o testemunho de sua casa – (I Sm. 2:22).
b)     Eli perdeu sua autoridade – (I Sm. 2:25).
c)      Eli perdeu a Benção de Deus – (vs. 30-33). (I Rs. 2:26, 27).
d)     Eli perdeu seus filhos – (I Sm. 4:11).
e)      Eli perdeu a vida – (vs. 17,18).
f)       A atitude de Eli fez com que a glória de Israel fosse tomada (vs. 19-21).

            Podemos ver várias conseqüências na vida destes dois personagens que nos serve de grande valia e alerta.
            Cabe ressaltar que ambos os personagens eram tão diferentes em suas vidas. Mas em comum havia uma grande dificuldade na criação de seus filhos.
            Vemos aqui que a conivência e falta de repreensão destes dois pais repercutiu em grande mau para eles, suas famílias e até mesmo para as pessoas ao seu redor.
            Pais, futuros pais, mães que devem ajudar seus maridos neste grande empreendimento que é a criação de filhos. Que estes dois exemplos maus de pais nos sirvam de alerta para que não negligenciemos nossa responsabilidade perante Deus. Pois será cobrado de nós.
            É melhor você pai repreender seu filho, do que esperar que Deus diretamente o faça. Pois ele não falha quando repreende. A varinha de marmelo, o castigo ou qualquer coisa que você use para disciplinar seus filhos será bem mais leve e suave do que a mão de Deus.
A Seguir vermos que a Bíblia nos dá total orientação a fim de alcançarmos sucesso neste tema.

A Palavra de Deus nos dá subsídios para alcançarmos a Maturidade Paternal.

1.     Devemos traçar Objetivos Espirituais:
a)      Ganhar o filho para Cristo e ajudá-lo a ser discípulo de Cristo. (Sl. 127:1,3,5)
b)      Ajudá-lo com o exemplo e com o ensino a demonstrar o fruto do Esp. Santo (Gl. 5:22-23)
c)      Manter uma Atmosfera Emocional num clima de amor, respeito e confiança.

2.      Devemos Buscar o “Ser” antes do “Fazer”... Mas não deixar de Fazer!
O grande aliado do Pai será o Exemplo, por isso o termo “Ser”. Seja um exemplo a ser seguido:

a)      Um homem piedoso (que teme a Deus e anda nos seus caminhos) - (Sl 127 e 128)
b)      Um sábio discipulador para o filho, mais que professor (Dt 6:6-9; Pv 1:8)
c)      Sacerdote do lar - o homem que faz o devocional diário (Jó 1:5)
d)     Ser um amparo (amigo de todas as horas) para os filhos (Sl 27:10)
e)      Cheio de compaixão pelos filhos - que se coloca no lugar do filho (Sl 106:13)
f)       Disciplinador, como prova de amor, e não de raiva (Pv 3:12; 4:1; 6:20; )
g)      Guia dos filhos no caminho reto (Jr 31:9)
h)      Ser um exemplo e influência permanente para os filhos (Jr 35:5-19)
i)        Buscar sempre a ajuda de Cristo, só Ele pode realmente socorrer (Mc 9:21-24)
j)        Preparador - preparar nosso filho para deixar nossa casa de modo maduro (Mc 10:7)
k)      O pai de família deve um vigia do seu lar - (Lc 12:29)
l)        Devemos ajudar nosso filho a ter mais lealdade a Cristo, do que a nós (Lc 14:26)
m)    Devemos cultivar nos nossos filhos, amor e respeito e não medo de nós (Rm 8:15)
n)      Devemos ter vidas honradas para facilitar nossos filhos nos honrarem (Ef 6:2)
o)      Não irritar nossos filhos desnecessariamente (Cl 3:21)
p)      Exortar, consolar e admoestar, dever triplo do pai (I Ts 2:11-12)

Quero concluir com O primeiro mandamento para que você seja um bom pai é amar a Deus acima de tudo, e isso inclui amar a Deus mais do que seus filhos.
            Quando você amar a Deus mais do que tudo você não vai conseguir deixar seu filho fazer o que bem entende, sem repreendê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis