Texto: Romanos 1:18-32
Tema: A Acusação de Deus contra o homem
Paulo inicia a seção com uma revelação de grande peso:
“A Ira de Deus é Revelada...” (vs. 18)
Em outras Palavras: a sessão está em aberto, e o Juiz pede que seja apresentado aos réus o teor das acusações, que são evidenciadas por um elaborado dossiê.
O Dossiê dos GentiosNeste trecho é evidenciado o desastroso retrocesso do homem que teve seu início em exaltada posição, mas por sujeitar-se ao pecado se degradou a mais baixa posição, e esta situação desencadeou na Revelação da Ira de Deus (vs. 18)
A raça humana foi criada à imagem de Deus. Embora o pecado tenha corrompido aquela imagem, até mesmo não-cristãos são capazes de subir a altos níveis de bondade humana, honestidade, decência e excelência. Depravação "total" não significa que todo não-crente é um psicopata degenerado. Significa que incrédulos, aqueles que estão na carne, não podem agradar a Deus.
Definindo os Termos – Revelação Geral
Tema: A Acusação de Deus contra o homem
A partir do verso 18, o Apóstolo Paulo dá início a seus argumentos, apresentando uma estrutura judicial, logo se estamos falando de um Tribunal, alguns elementos devem ser discriminados:
1. O Juiz – Deus na pessoa do Filho (Rm. 2:16)
2. A Acusação – Impiedade (Rm. 1:18)
3. O Réu – A Raça Humana, “Sem exceção” (Rm. 3:23)
4. A Pena – Morte Eterna (Rm. 6:23ª)
5. A manifestação da Justiça de Deus como o único caminho para Justificação – “A Fé” (Rm. 3:28)
Paulo inicia a seção com uma revelação de grande peso:
“A Ira de Deus é Revelada...” (vs. 18)
Em outras Palavras: a sessão está em aberto, e o Juiz pede que seja apresentado aos réus o teor das acusações, que são evidenciadas por um elaborado dossiê.
O Dossiê preliminar
Podemos notar que o apóstolo faz uma correta distinção entre as duas classes de Réus, excluindo assim a total possibilidade de justificativa por qualquer parte.
O Dossiê dos Gentios
Esta involução é marcada por:
4 Estágios da Degeneração Humana
Definindo os Termos - Depravação total
Todo membro da raça de Adão nasce totalmente depravado, caído, alienado de Deus, e em escravidão ao mal. Em Romanos 6, Paulo chama isso de escravidão do pecado.A raça humana foi criada à imagem de Deus. Embora o pecado tenha corrompido aquela imagem, até mesmo não-cristãos são capazes de subir a altos níveis de bondade humana, honestidade, decência e excelência. Depravação "total" não significa que todo não-crente é um psicopata degenerado. Significa que incrédulos, aqueles que estão na carne, não podem agradar a Deus.
“Significa que o mal contaminou todos os aspectos do nosso ser”
Assim a palavra "total" em "depravação total" refere-se à extensão da nossa pecaminosidade e não ao grau em que nós a manifestamos.
Usando a terminologia bíblica, o pecado corrompeu totalmente o coração humano. (Jr. 17:9)
O Dossiê dos Gentios – Deliberação
É Imprescindível notar que Paulo inicia e conclui o trecho com uma importante prova de acusação:Prova Preliminar: A Impiedade e injustiça não se deu por ignorância!
“...Tendo conhecimento de Deus...” (Rm 1:21);
“Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte... (Rm 1:32).
Veredicto Preliminar: Não há desculpas!
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (Rm 1:19, 20)
Exaltare Domine | Sê Exaltado, SENHOR!
Nenhum comentário:
Postar um comentário