terça-feira, 13 de setembro de 2011

Estreitando os Laços | Estudo Expositivo de Romanos - Parte II


Romanos 1:8-15

Paulo apresenta seus Motivos

Paulo procura estreitar seus laços (quebrar o gelo) com os crentes de Roma, apresentando sua profunda preocupação para com eles. Esta porção é marcada pela explanação dos motivos do qual Paulo desejava ir a capital do império.

O texto traça cinco (5) evidências (provas) da preocupação de Paulo para com os irmãos de Roma:



1.     Gratidão a Deus por eles (vs. 8)
O verso oito nos revela que todo mundo era conhecedor da dos irmãos de Roma, e por isso o Apóstolo era grato para com Deus por estes irmãos de tamanha fé.


2.      Orava por eles (vs. 9, 10)
Além disso, não somente era grato, mas Paulo incessantemente lembrava-se deles em suas orações. Que privilégio para estes irmãos o saber que estavam sendo acompanhado por outros em oração.


3.     Amava os crentes de Roma (vs. 11, 12)
Como é bom sentir-se amado, os crentes de Roma mais uma vez estavam sendo surpreendidos pelo carinho e amor de Paulo que desejava e muito vê-los, a fim de compartilhar com eles alguns de seus dons e assim também desfrutar de fortalecimento mútuo.


4.     Estava em dívida com eles (vs. 13, 14)
Paulo era conhecido como o “Apóstolo dos Gentios” (Rm. 11:13), por este motivo é evidentemente clara sua confissão de dívida para com os irmãos de Roma. Paulo era provido de visão missionária incrível, isto é demonstrado em sua estratégia em plantar igrejas nos “grandes centros”, a fim de dar maior visibilidade e força a favor da expansão do Reino de Deus. Por este motivo Roma, a Capital do império lhe era de grande valor. Absolutamente, ele não poderia deixar de pregar o evangelho ali.


5.     Estava ansioso para visitá-los (vs. 15)
Esta ansiedade de Paulo é notável, não era a ansiedade de um turista desejoso de desfrutar das belezas de uma viagem em férias, mas um anseio por ganhar almas para glória de Deus. Era o anseio de um servo fiel desejoso de agradar da melhor maneira o seu Senhor.


Além de apresentar a preocupação do Apóstolo para com os crentes de Roma, o texto em questão também é “Rico” por nos apresentar alguns detalhes (Marcas) essenciais para uma igreja que procura ser atuante para o Reino de Deus.
Abaixo veremos estas marcas:

Três (3) Marcas de uma Igreja Atuante


1.    Testemunho Vivo
a.     Fé visível para com os de fora (vs. 8)
b.     Honra pelos da mesma Fé (vs. 8)


2.    Desempenho da Mutualidade
a.     Desenvolvimento dos Dons (vs. 11a)
b.     Fortalecimento (vs. 11b)
c.      Encorajamento mútuo (vs. 12)


3.    Colheita de Frutos Espirituais
a.     Somos devedores para com os de Fora (vs. 14)
ou seja, é nosso dever pregar a mensagem do evangelho as pessoas ao nosso redor.
 i.      Independente do Status; 
ii.      Classe social; 
iii.      Raça; 
iv.      Educação;

Conclusão.
Que busquemos como igreja, ser conhecidos por todos ao nosso redor por estas marcas. Não para nos gabar da igreja que fazemos parte, mas para que o nome de Cristo possa ser honrado ainda mais; para que homens, mulheres e crianças de nossas ruas, bairros, e cidades possam chegar ao pleno conhecimento de Cristo Jesus.
Que assim como Paulo nos dediquemos a dar Graças a Deus, pelos irmãos Fiéis ao nosso redor, que dobremos nossos joelhos em oração por eles, que possamos demonstrar sincero amor pelos crentes e também pelas almas perdidas, que possamos encarar nossa real dívida para com os de fora, e viver ansiosos por ganhar almas para Cristo.


Exaltare Domine  | Sê Exaltado, SENHOR!

Um comentário:

ShareThis