terça-feira, 6 de setembro de 2011

Apresentando suas Credencias | Estudo Expositivo de Romanos - Parte I




Tema Central: A Justiça de Deus - Rm. 1:17


Propósito Geral:
“Apresentar aos crentes de Roma (também a todos os demais) um tratado a respeito da Ortodoxia Cristã e como o conhecimento desta “Doutrina Correta” deve influenciar na Ortopraxia”. em outras palavras: Ortodoxia Sim!, Ortopraxia também!




Definindo os Termos:
Ø  Ortodoxia: Significa Crença Correta e/ou Doutrina Verdadeira, (do grego orthos "certo", e doxa "crença, opinião"). Termo aplicado ao conjunto de doutrinas que estão em conformidade com a Bíblia.
A palavra expressa a idéia de que certas declarações sintetizam com exatidão o conteúdo do Cristianismo e, portanto, são por sua própria natureza normativas para a igreja.

Ø  Ortopraxia: Significa "práticas corretas" ou "fazer o que é correto", (do grego orthos "certo", e praxis "praticar").


Esboço de Romanos:

O contexto histórico da carta:
Paulo escreveu esta carta à igreja em Roma. Ainda nenhum líder da igreja (Tiago, Pedro, Paulo) tinha estado ali; a igreja se estabeleceu com crentes que visitaram Jerusalém durante o Pentecostes (At_2:10) e viajantes que ouviram as boas novas em outros lugares e o levaram a Roma (por exemplo, Priscila e Áquila; At_18:2; Rom_16:3-5). Paulo escreveu a carta aos Romanos durante seu ministério em Corinto (ao final de sua terceira viagem missionária (57 d.C), antes de voltar para Jerusalém; At_20:3; Rom_15:25) para animar aos crentes e para lhes expressar seu desejo de visitá-los algum dia (em um lapso de três anos o fez). A igreja romana não tinha o Novo Testamento, porque talvez os Evangelhos não tivessem circulado em sua forma escrita final. Portanto, esta carta pode muito bem ser a primeira peça de literatura cristã que os romanos viram. Escrita a judeus e gentios cristãos, a carta aos Romanos é uma apresentação sistemática da fé cristã.

Introdução da Carta:
Romanos 1:1-7 – Apresentando suas Credencias
Quando alguém escreve uma carta é natural que comece se apresentando, não era diferente na antiguidade, no entanto naquele período se fazia necessário algo a mais que somente colocar ao início da carta o nome, até porque Paulo ainda não havia visitado aquela igreja. Era necessário que fossem apresentadas as “Credencias” que outorgavam a Paulo a sua autoridade ao falar com aquela comunidade.
Quais eram suas Credenciais?

1.     Sua Humanidade
“...Servo...” (vs. 1a)

Ø  em outras palavras Paulo estava dando a si o título de escravo (δολος).
Cristo havia dito aos seus discípulos: “já não vos chamo servos... mas tenho-vos chamado amigos (Jo. 15:15).
Ø  Para um cidadão romano (e Paulo era), optar por ser escravo era inimaginável, mas Paulo escolheu ser completamente dependente e obediente a seu Senhor amado. Qual é sua atitude para Cristo o Senhor? Nossa obediência ao capacita para ser úteis e servos e assim realizar o trabalho que na verdade importa.
Ø  Mas em alegre reconhecimento a Autoridade de Cristo tanto Paulo como os demais Apóstolos sempre aplicaram a si este termo.


2.     Sua Autoridade
“...Chamado para Ser Apóstolo...” (vs. 1b)

Ø  Paulo aqui, trata de um assunto delicado que fora abordado em outras cartas a seus respeito. Seu chamado para o apostolado foi da parte de Deus, e não de homens (Gl. 1:1). Isto é, não foi ele que buscou para si tal autoridade.


3.     Sua Mensagem
“...O Evangelho de Deus...” (vs. 1c-4), O Evangelho de Deus não é um bom conselho, ou uma série de auto-ajuda, mas sim, Boas Notícias!
Ø  Referente a uma Pessoa (Jesus Cristo, o Filho de Deus), O Filho denota sua eterna relação com a Trindade. Jesus é seu nome próprio, recebido ao nascer e significa Jeová Salva. Cristo “ O Ungido - Messias” representa seu Título Oficial. Senhor, claramente é seu nome Divino.
Ø  Suas Naturezas: 
  • Como homem ...descendência de Davi...; sua humanidade. (Jo. 1:1, 10. Rm. 2:16; 9:5, 10:9, 12; Hb. 1:8; Fl. 2:6)
  • Divindade ...Filho de Deus ... declarado (Identificado) através da Ressurreição. (Jo. 1:14. I Tm. 2:5; Hb. 4:15; Fl. 2:7,8)


4.     Sua Comissão
“...Chamar dentre todas as Nações...” (vs. 5-7)
Ø  Pela Graça – Favor Imerecido, Paulo foi presenteado com esta Tarefa;
Ø  Missionário é um termo Latim para Apóstolo (aquele que é enviado);
Ø  Enviado a levar as Boas Notícias a todas as nações;
Ø  Termina afirmando que a Igreja também tem seu chamado:
1.       Chamados para Pertencer a Cristo;
2.       Chamados para ser Santos;
3.       Para Partilhar da Graça e Paz da Parte de Deus.

Podemos concluir este início de estudo na Epístola aos Romanos fazendo um paralelo entre as credencias apresentadas pelo apóstolo Paulo em conjunto com as que foram outorgadas a nós (cristãos), segue o gráfico:




Exaltare Domine  | Sê Exaltado, SENHOR!

Um comentário:

ShareThis